Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Dizemos não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular, para Ministério da Educação, Exma. Sra. Presidente da República

Nome Comentário
Lívia A. Precisamos desta cultura para compreendermos a formação da nossa brasilidade
Leticia . Um absurdo
Guilherme A. Não façam isso com Língua Portuguesa, com a alma do Brasil!
Aline G. Não podemos exterminar a Literatura Portuguesa, sem ela perdemos parte da história do Brasil e principalmente o conhecimento que a literatura nos trás até hoje!!
Bruna C. Retirar a literatura da grade obrigatoria escolar é agundar casa vez mais o Brasil.
Anelise . ABSURDO! Sem comentários.
Regina . Nossa educação é lastimável. Tirar as origens d ref nossa formação linguística é inominável. .
Geovanna S. Digo não para a retirada da literatura portuguesa da base comum curricular pois a literatura em toda sua grandiosidade nos torna mais humanos e nos faz encontrar um sentido nas emoções conhecendo os trabalhos de escritores incríveis, pintores, músicos, enfim, a literatura - e digo TODA a literatura - deve permanecer!
Ana B. A Literatura é essencial ao desenvolvimento da leitura e para o entendimento do estado da arte da língua portuguesa. Referência básica
João F. É um absurdo que a "Pátria Educadora" esteja extinguindo conteúdos importantíssimos à nossa cultura!!
Paul N. Como Conselheiro Pedagogico Nacinal para o português no Senegal em que ha cerca de 40 000 alunos de português e 428 professores liceais, digo não ao caracter facultativo da literatura portuguesa na base Nacional Comum Curricular brasileira. curriculo.
Camila S. Digo não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa
Idelette S. Apoio com conhecimento e experiência de ensino esse abaixo-assinado.
Maria F. É inaceitável a supressão dos estudos de Literatura Portuguesa do Ensino brasileiro. O que mais me espanta é a incoerência: no momento em que o Ensino ganha com a inclusão dos estudos indígenas e africanos, que constituem importantes fundamentos da nossa cultura e da visão de mundo de grande parte dos escritores brasileiros, tira-se a raiz que está na própria constituição da língua em que escrevem estes escritores.A Literatura Portuguesa vai continuar sendo uma das mais ricas do mundo. Camões, Pessoa, Saramago, Cardoso Pires, Lobo Antunes, Almeida Faria, Agustina Bessa-Luís, entre outros monumentos, proporcionam conhecimentos fundamentais acerca da condição humana. Nossos alunos e os futuros professores de Língua Portuguesa vão deixar de conhecer uma parte essencial da História e da produção do idioma que vão ensinar. E, considerando que uma língua molda nossa visão de mundo, os futuros professores terão uma visão mutilada do universo humano, social e cultural de seu país e de sua literatura. Serão privados de receberem uma parte essencial do que esta língua tem para lhes oferecer enquanto linguagem para compreensão do mundo e elaboração de sentidos acerca dele.
Adilson F. "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
Sueli G. VERGONHA NACIONAL!!!!!
Fabíola G. Temos raízes, ainda mais literárias. Dizemos não ao emburrecimento coletivo!
ricardo s. A cultura de um país, onde se inclui fundamentalmente o acesso à literatura fundante da língua, deve ser garantida. Um homem/mulher incultos são vitimas da opressão e da tirania. Na escolaridade todo o aspecto de formação humanístico, inclusive os que já existem curricularmente, não devem ser diminuídos em detrimento da visão tecnicista.
jose t. estou p.... da vida
MARISTELA M. POR FAVOR NÃO PIOREM A EDUCAÇÃO NO BRASIL!!

Assinaram o abaixo-assinado
4.951 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado