Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a lei que proíbe a leitura de Guimarães Rosa na escola, para Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; Deputado Estadual Bruno Siqueira (PMDB); Deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão (PT); Deputado Estadual Almir Paraca (PT); Deputado Estadual André Quintão (PT)

Nome Comentário
EULA P. Essa provável LEI é um retrocesso sem par na história do ensino !!!!!
Leticia C. ABSURDO!
Meire . Grande idiotice do inculto deputado. No caso, inculto não está relacionado a nível menor de escolaridade. Chamo de inculto aquele que à margem do Sertão, seu sertão, é danoso para os demais.
ALINE C. Sou professora de Português e Literatura. Este projeto é no mínimo absurdo!
Alexandre B. Ontem, MONTEIRO LOBATO, hoje, GUIMARÃES ROSA, amanhã, JORGE AMADO... não deixemos um imbecil aprovar uma lei que cria pessoas como ele.
Rafael Z. Vergonhoso esse projeto!!!
Jefferson A. Como tem gente idiota e medíocre nesse mundo... E o pior é que essas pessoas estão no poder... Proibir nas escolas a leitura de obras literárias que não contemplem a norma culta da língua é sepultar as escritas populares, como a do genial Guimarães Rosa e a literatura de cordel, é enterrar a mineiridade, aquilo que nos forma como brasileiros e como seres humanos. Proibir obras de cunho erótico, como as de Nelson Rodrigues, é ser hipócrita e reacionário, é involuir, é o mesmo que ensinar o criacionismo nas escolas ao invés do evolucionismo, é dizer que as crianças chegam nas casas dos pais através da cegonha, é se esquecer que o erotismo não é algo sujo, mas belo (ao contrário do pornográfico, que é gratuito).
Francisco M. Estupidez extrema.
Antonio C. o projeto é um equívoco
Maisa H. Privando o melhor da cultura brasileira igual se fez na ditadura, é assim que se vai pra frente?
Gláucia M. Contra qualquer tipo de censura
Wellington S. A análise sobre as obras do autor, ainda que nos leve a discordar das aplicações gramaticais do mesmo, é direito também do alunado.
candida l. quanta ignorancia impedir a leitura de autores tao consagrados e que fazem parte da historia de cada um de nos
PAULO L. Proibir que os jovens de escola publica acessem as obras de Guimarães Rosa, traduzida para diversos idiomas, reconhecidamente um dos clássicos da literatura universal é uma demonstração de desconhecimento e um desrespeito a um dos maiores escritores que já existiu neste país. Lamentável a postura de nosso "dignissimo", com todas as aspas, deputado. LAMENTÁVEL! Esperamos que alguma autoridade se coloque contra este projeto absurdo. Vai procurar o que fazer deputado!
Fernando R. Acredito que a única oportunidade que a maioria dos alunos das escolas tenham de ler literatura de qualidade seja no período em que estão nas escolas. Na época da ditadura militar fizeram semelhante atitude, quando proibiram o estudo de sociologia e filosofia nas salas de aula e incentivaram o estudo de matemática e outras matérias nada formadoras de opinião. TAlvez seja isso que estejam querendo fazer novamente e sutilmente, que é impedir que os cidadãos tornem-se mais conscientes e claros do poder que tem na sociedade moderna. Estou inconformado, é inaceitável tal medida!
Jane G. Em um país como o nosso, em que o hábito diário da leitura é praticamente nulo, querem impedir os estudantes de ler literatura brasileira por conter "conteúdo sexual" ou informal? Em que país o ilustre senhor Deputado Estadual Bruno Siqueira (PMDB) e outros, vivem? Será que a temática "sexualidade" é algo que está fora da realidade de todos nós e em especial dos estudantes, sejam eles de quais idades forem? Será que é proibindo a leitura de excelentes mestres literários que a "moral" que eles talvez queiram nos "ensinar" será registrada no pensamento e atitudes de cada um? Ou melhor, será que é coibindo veiculação nas escolas públicas da informação de qualidade, proveniente da literatura de Guimarães Rosa, é que se obterá um número cada vez maior de cidadãos alienados que têm a capacidade de elegerem candidatos hipócritas e absurdamente prejudicados em sua capacidade de raciocínio lógico e realista? Um país que diz apoiar a democracia não pode conviver com tamanho absurdo de querer vetar a leitura obrigatória de escritores que tanto tem a nos ensinar, que tanto tem a nos educar, palavra essa certamente foragida da formação dos deputados maestros de medida tão insensata.
Claudio J. Sinto o dever de me manifestar em favor da arte e cultura nacional. E também da liberdade intelectual, que muito é ameaçada pela quantidade de ignorantes em cargos de legislação..
Simone C. Absurdo
Guilherme V. Sinceramente, Deputado Estadual Bruno Siqueira, tanta coisa pra ser feita!! Tantas melhorias que a educação do nosso estado precisa e você faz esse projeto de lei? tenho vergonha de ter vc como deputado do nosso estado!
Luciana B. Não vejo motivos para isso!

Assinaram o abaixo-assinado
1.142 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado